NOTÍCIAS

Governador empossa o novo Controlador-Geral do Estado

Ao empossar Joel Rodrigues, o chefe do Executivo estadual reafirmou o compromisso de fortalecer a CGE e as ações de controle e eficiência da máquina pública
Por: Eloisy Santos - 28/01/2019 - 08:01

Joel Rodrigues foi empossado pelo governador Waldez na manhã desta quinta-feira, como novo Controlador-Geral do Estado

Foto: Marcelo Loureiro / Secom

As ações de oxigenação do Executivo Estadual prosseguem. Nesta quinta-feira, 24, o governador do Amapá, Waldez Góes, deu posse ao novo controlador-geral do Estado (CGE), Joel Rodrigues. Durante a solenidade, o governador reafirmou o compromisso em fortalecer a atuação da CGE e de continuar implementando políticas de controle e eficiência da máquina pública.

O novo gestor, Joel Rodrigues, atuava como auditor federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União (TCU) e possui vasta experiência na gestão pública. Ele substituirá o procurador de Estado Otni Alencar, que permaneceu no cargo desde 2015, e agora volta a exercer a função na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Compromisso

Durante a solenidade de posse, o governador Waldez Góes destacou a importância dos órgãos de controle interno na administração estadual. Ele pontuou que desde 2015 foram adotadas muitas práticas para aumentar a transparência, o fortalecimento das instituições, a participação social e a sensibilização dos gestores e servidores no sentido de tornar a prestação do serviço mais eficiente e pautado na legalidade. O governador desejou sucesso ao novo gestor e agradeceu o empenho de Otni Alencar junto aos servidores da CGE, no decorrer de todos esses anos.

“Temos o compromisso de fortalecer ainda mais a CGE, a PGE, pois o controle faz parte do processo democrático, e do nosso dever de otimizar o Estado para atender com responsabilidade e eficiência a população. Joel vem para somar e oxigenar o trabalho muito bem executado pelo Otni durante todos esses anos”, considerou Góes.

Góes também exemplificou ações de controle já adotadas, como a cessão, aos demais Poderes, das senhas de acesso do Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão (Siplag), antes gerenciados apenas por ele e pelos gestores de Planejamento e Fazenda. E a criação do Conselho Estadual de Gestão Fiscal (CEGF), estreitando e alinhando as ações dos Poderes e buscando a estabilidade fiscal dos entes.

Também mencionou a Central de Licitações e Contratos (CLC) como parte da busca pela economicidade e lisura nos procedimentos de compras do Estado. E, mais recentemente, a consolidação do Comitê de Controle e de Qualidade do Gasto Público (CQG), que vai enxugar a máquina pública sem comprometer mais investimentos e entregas aos amapaenses.

Gestão

O novo controlador-geral, Joel Rodrigues, frisou a continuidade de projetos já iniciados pela CGE e afirmou que vai intensificar as políticas de prevenção no controle interno.

“Estou motivado a somar com a gestão, com base nos preceitos da legalidade. Devemos conscientizar ainda mais nossos gestores de que a CGE não deve ser um órgão temido, mas, sim, que exerce a função de responsabilidade com a coisa pública. Nesse sentido, as ações de prevenção serão intensificadas para que os erros não aconteçam”, enfatizou Rodrigues.

Otni Alencar, em seu discurso, agradeceu à equipe da Controladoria pelo compromisso, e ao governador Waldez Góes pelo apoio e confiança. Ele lembrou das conquistas alcançadas durante sua gestão, reflexo da confiança, compromisso e apoio integral do governador. Pontuou que não foi fácil enfrentar os desafios impostos pela crise e ainda conservar a credibilidade da gestão.

“Tivemos de nos reestruturar, reinventar, e, ainda assim, consolidamos dois importantes instrumentos como a Lei de Acesso à Informação [LAI] e o Sistema de Controle Interno [SCI]. Desejo que o novo gestor dê continuidade às boas práticas existentes e implante novas para maior controle interno, eficiência e qualidade de vida à sociedade”, discursou Alencar.

Além da CGE, nesta quinta-feira haverá troca de gestores na Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi); e Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims). Nos próximos dias também serão empossados os novos titulares das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema); e do Desenvolvimento Rural (SDR).

Perfil

Joel Rodrigues é economista, graduado em Direito e atua como auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Tem sólida experiência na área de formulação e de avaliação de políticas públicas. Entre 2003 e 2004, na primeira gestão do governador Waldez Góes, foi secretário de Estado do Planejamento (Seplan) onde coordenou o processo de implantação do novo modelo de gestão do governo do Estado. Com a conclusão do processo de reestruturação da máquina pública, ainda em 2004, assumiu a Secretaria Especial de Desenvolvimento da Gestão, onde atuou até Abril de 2010.


 Arquivos vinculados