NOTÍCIAS

Lançamento do Projeto Monitorando a Merenda

Por: Sem Autor - 09/11/2018 - 11:37

Foto: Sem Autor da Midia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A  Controladoria Geral do Estado participou nesta quarta-feira, dia 07 de novembro de 2018 às 10h, do lançamento oficial do Projeto Monitorando a Merenda, uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e Controladoria Geral do Estado do Amapá (CGE/AP). Em busca de ampliar e aperfeiçoar a transparência na gestão pública e as formas de interlocuções com os cidadãos. Estiveram presentes nesta apresentação, Otni Miranda de Alencar Júnior - Controlador Geral do Estado, Thiago Machado - Superintendente da CGU-AP, Marciane Santos - Secretária Adjunta da SEED, Capitã Greice Caroline - Diretora da Escola Risalva Amaral, Ivan Serrão - Diretor da Escola Tiradentes, Professores, Alunos e Servidores. O lançamento do aplicativo ‘Monitorando a Cidade’ foi apresentado aos alunos na Escola Estadual de Gestão Compartilhada Militar Risalva Freitas do Amaral, no bairro Pantanal, zona norte de Macapá.

O projeto-piloto iniciou com 06 (seis) escolas: Antônio Castro Monteiro, Augusto dos Anjos, Novo Saber Colégio Amapaense, Reinaldo Damasceno, Risalva do Amaral e Novo Saber Tiradentes, todas de Macapá. O critério de seleção das escolas considerou o resultado alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Projeto Monitorando a Merenda consiste em um aplicativo para celular android, onde os estudantes do ensino médio ajudarão monitorar e avaliar as refeições servidas nas escolas, com objetivo de melhorar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio da participação e cooperação da comunidade escolar e gestores públicos responsáveis.

A ferramenta poderá ser instalada gratuitamente no aparelho celular, onde haverá um questionário padrão com perguntas a serem respondidas diariamente pelos alunos, para que haja uma externalização da satisfação ou mesmo insatisfação do que está sendo servido, o que será confirmado através de fotos que serão enviadas no ato do preenchimento diário do relato. Esses alunos darão uma nota de 1 a 5 para refeição servida.

Antes de iniciar a avaliação, os coordenadores do projeto faram a mobilização das escolas selecionadas para a apresentação desta ferramenta para a comunidade escolar, solicitar apoio logística da direção, bem como capacitar os estudantes sobre a utilização do aplicativo no horário do intervalo da merenda de cada escola. Posteriormente os dados coletados através do aplicativo serão analisados pela Ouvidoria-Geral da União, através de um relatório sobre a execução e resultados alcançados  com o projeto com base nos relatórios apresentado pela Controladoria-Regional da união no Estado, possibilitando um estudo em conjunto com os gestores escolares e órgãos parceiros para mensurar as informações que irão subsidiar a tomada de decisões.


 Arquivos vinculados